Friday, April 11, 2014

Thursday, April 10, 2014

Meia de Arlequim depois de uma noite de folia

























«174. (...) Depois de uma noite mal dormida (...) Pesam-me as pálpebras nos pés arrastados.» - «in» Livro do Desassossego, Composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa.


(1. Composição digital sobre desenho a lápis e fotografia de Fernando Pessoa em Lisboa (disponível na Web); 2. A propósito: «Um jovem Fernando Pessoa panfletário e antimonárquico» (com um poema inédito) - Público de ontem; 3. Ainda a propósito: «Arlequim» - Wikipedia e o que se diz de Bernardo Soares - neste «blog»)

Wednesday, April 09, 2014

Uma questão de avaliação médica...

Zig e Zag falam de alunos, professores, da Federação Portuguesa de Futebol e de Pinto da Costa (cartoon):

















(1. As notícias: «Professora suspensa depois de ser agredida por aluno» - Jornal de Notícias de hoje e «Pinto da Costa suspenso por um mês» - Público de ontem; 2. E perguntam vocês, que nada percebem de futebol: afinal quem é esse famigerado Inocêncio Calabote? Vejam: «Foi exactamente há 50 anos. Estamos em 22 de Março de 1959. Hoje é conhecido o campeão nacional. São três da tarde e a bola começa a rolar em todos os estádios. Em todos não. Na Luz, o Benfica recebe a CUF e sobe ao relvado dois minutos antes do início do jogo. A estratégia é retardar a partida o máximo possível, de forma a saber o que se passa em Torres Vedras, no Torreense-F. C. porto. / «Os dragões estão a um pequeno passo do título (...)» - «Calabote: 50 anos depois» - Jornal de Notícias de 2009/03/22)

Robin Hood do Liechtenstein

Zig e Zag falam de um Robin Hood dos tempos modernos (cartoon):

















(1. A notícia: «"Robin dos Bosques" do Liechtenstein procurado por homicídio» - Jornal de Notícias de ontem; 2. A propósito: «Robin Hood» e «Shérif de Nottingham» - Wikipedia; 3. Nota ao cartoon: o equivalente a 164 milhões de euros.)

Wednesday, April 02, 2014

O banho - II

Zig e Zag falam de como eram os banhos não-tão de antigamente como isso (continuação do cartoon anterior):

















«Post» antecedente: «O banho - I»

O banho - I

Zig e Zag falam de como eram os banhos não-tão de antigamente como isso (cartoon):

















«Post» seguinte: «O banho - II»


(1. «HISTÓRIA DO BANHO» (texto de Maria José Mauperrin (Expresso,  21 de Setembro de 1996); 2. Roupa limpa a cheirar a penas de abutre? Ora essa? Mas qual ora essa? É verdade, sim senhor. Ora vejam «O cheiro dos grifos» - neste «blog».; 3. E «Cascão», o menino que tinha horror a tomar banho - Wikipedia)