Saturday, January 26, 2013

Falando do tempo:

«Ultimamente tem caído uma chuva chata, miudinha, que flutua no ar. É uma chuva esticadinha que não dá p'ra nada.»

Monday, January 21, 2013

Friday, January 18, 2013

Por força do uso...

e por causa das semelhanças ficou a chamar-se A Giraça da Girafa.

Era um tipo dizonho...

com aquela mania de querer ser um guerreiro das más palavras e dos trocadilhos na ponta da língua. Não satisfeito, ainda cofiava o bigode, revirando-lhe as pontas, logo prontas a embainhar um sorriso malévolo, desafiante, e era aí que dava mesmo vontade de lhe ir às fuças – coisa que ninguém fazia para não lhe dar importância. Quanto a amigos e inimigos era meio por meio. Zé se chamava, um tipo mesmo dizonho!


(Dizonho (popular): que tem resposta pronta; o mesmo que respondão ou aquele que costuma responder grosseiramente a qualquer observação.)

Thursday, January 17, 2013

"Pensar o futuro - um Estado para a Sociedade" - Conclusões

Zig e Zag falam das conclusões da conferência "Pensar o futuro - um Estado para a Sociedade" (cartoon):















«Reforma do Estado não ficará parada por "medo do ciclo político", diz Passos Coelho» («"O país não pode ficar parado, paralisado, por não haver consenso necessário  à decisão, ou por simples medo do ciclo político, de evitar o desagrado  do eleitorado", defendeu Pedro Passos Coelho, no encerramento de uma conferência  sobre a reforma do Estado que decorreu no Palácio Foz, em Lisboa.») - Sic Notícias de hoje.


«Post» antecedente: «Secret Story – Casa dos Segredos “Pensar o futuro”» - neste «blog», ontem.


(1. «Link» da notícia da Sic Notícias; 2. «Passos contraria PS e defende reforma do Estado» - Público de ontem)

Wednesday, January 16, 2013

Secret Story – Casa dos Segredos “Pensar o futuro”

Zig e Zag falam da Conferência promovida pelo governo para debater a reforma do Estado, o tal diálogo com a sociedade civil... (cartoon):















O vídeo «Reforma do Estado em debate fechado aos media» («As restrições impostas à comunicação social no acesso à conferência promovida pelo Governo para debater a reforma do Estado acabaram por relegar para segundo plano o próprio tema da conferência. Um evento que continua hoje e que conta com a participação de mais de 20 personalidades da sociedade civil.») - Sic Notícias de hoje:




«Post» seguinte: «"Pensar o futuro - um Estado para a Sociedade" - Conclusões»



(1. «Link» do vídeo; 2. «Conferência sobre reforma do Estado com limitações aos jornalistas» - Público de ontem; 3. Pontapé de saída: «RETHINKING THE STATE—SELECTED EXPENDITURE REFORM OPTIONS» - Relatório do Departamento dos Assuntos Fiscais do FMI sobre a reforma do Estado (não esquecer que em causa está o corte de 4 mil milhões de euros nas despesas sociais do Estado) e «As principais medidas propostas pelo FMI» - Público de 2013/01/09; 4. Para quem não saiba, «Casa dos Segredos» é um famoso concurso televisivo: «Secret Story - Casa dos Segredos (3ª edição)» - Wikipedia.)

O que uma mãe passa pelos seus filhotes!

"Salta-Pocinhas, raposa matreira, lambisqueira e senhora de muita treta"
(como dizia Aquilino Ribeiro n’O Romance da Raposa)
desta vez é posta à prova pelo Musaranho, senhor de muita ronha e algum ranho…


















(1. Composição a partir do original «Red Fox catching mouse under snow» - National Geographic; 2. A propósito d'«As imagens do ano premiadas pela National Geographic» («A natureza, os lugares e as pessoas, vistos pelos vencedores do edição de 2012 do concurso de fotografia da revista National Geographic.») - Público de 2013/01/10; 3. «Musaranho-pigmeu» - Wikipedia; 4. Dicionário: ronha (no contexto): malícia, velhacaria; indivíduo manhoso, velhaco, matreiro.)

Tuesday, January 08, 2013

Tiros na Constituição da República

(Uma forma singular de exercitar alguns músculos)




















Legenda: Miguel Relvas (Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares), no lugar do cocheiro, e, a cavalo, Pedro Passos Coelho (Primeiro-ministro), ambos brincando ao Far West. Dizem as más línguas, do primeiro, que tirou 10 valores a Ciência Política e Direito Constitucional numa Universidade que fechou portas e que o resto do curso foi dado pela Universidade da Vida. Dizem… Mas não há certezas!


(1. A propósito: «PCP, BE e Verdes solicitam fiscalização de dez normas do Orçamento» - Público de ontem; 2. Ainda a propósito: «Constituição portuguesa de 1976» - Wikipedia; 3. Nota: composição a partir do vídeo disponível em «Pistoleiros do Oeste (Rita Pavone -Terence Hill) Dublado» - You Tube)

Saturday, January 05, 2013

A resistência de um gaulês

Zig e Zag falam de Gérard Depardieu e da sua fuga aos impostos (cartoon):

















(1. A notícia: «Gérard Depardieu recebe cidadania russa em apenas duas semanas» - Público de 2013/01/03; 2. A propósito: «Obelix» e «Gérard Depardieu» - Wikipedia; 3. O mais célebre Obélix da actualidade, Gérard Depardieu, em «Incontinência urinária!» - neste «blog»)

O segredo de justiça anda todo furado

Zig e Zag falam da violação do segredo de justiça (cartoon):

















(1. A notícia: «PGR ordena auditoria aos casos de violação de segredo de justiça nos últimos dois anos» - Público de ontem; 2. Ralo: Peça crivada que se põe nos saguões, nos tanques e pias para o escoamento das águas e outros líquidos. Lâmina com orifícios, no topo dos canos dos regadores. Lâmina com orifícios, que se adapta às portas, janelas, confessionários (e também aos processos?), etc., e através da qual se pode, sem ser visto, observar de dentro o que se passa fora (adaptando ao caso, é a chamada violação de dentro para fora do famigerado segredo de justiça!); 3. O erro do investigador, neste «blog» em 2012/12/13)