Saturday, April 13, 2013

Tomada de posse, salamaleques e água no bico…

Zig e Zag falam da tomada de posse de Marques Guedes e Poiares Maduro (cartoon):















O vídeo:



Chegaram os novos ministros 
Têm decorada a frase 
Não pode haver enganos 
Fica mal na cerimónia 

Deram-lhe a frase a ler 
E logo as instruções 
Senhor ministro diga comigo: 
Eu abaixo assinado... 
Eu abaixo assinado 
Que ainda não assinei... 
Brinque! Brinque! 
E depois não chore 
Agora diga comigo: 
Afirmo solenemente pela minha honra... 
Logo o ministro - que ainda o não é: 
Então não é juro que se diz? 
Não, senhor ministro: 
Isso é coisa do passado 
O missal agora é outro 
Não lhe disse que era simples? 
Simples é 
Mas sinto já água no bico... 
É pela hora, senhor ministro 
Anunciando o almoço 
Trouxe a mulher ao menos?


(1. «Novos ministros e secretários de Estado já tomaram posse» - Público de hoje; 2. A notícia relativa ao vídeo em cima: «Tomaram posse os dois ministros que substituem Miguel Relvas» - SIC Notícias, idem; 3. «Dicionário para: «salamaleque», «in» dicionário online de português; e a expressão «Levar (ou trazer) água no bico», «in» aldacris.wordpress (tira-teimas - 2))

No comments: