Wednesday, October 31, 2012

Hoje é noite de Halloween...

Excelente oportunidade para qualquer um de nós se disfarçar e rir até mais não!













Legenda: Pedro Passos Coelho na noite de Halloween, imaginando-se uma segunda versão de Dom Afonso Henriques.


(1. Halloween neste «blog»; 2. A propósito: «Refundar à moda de Passos Coelho», idem, e «Afonso I de Portugal» (O Conquistador, O Fundador, O Grande) - Wikipedia; 3. Composição com recurso a imagens disponíveis na Web.)

Monday, October 29, 2012

Refundar à moda de Passos Coelho

Zig e Zag falam da refundação do programa de entendimento defendida por Pedro Passos Coelho (cartoon):
















Pedro Passos Coelho (por ele próprio): «Trata-se, portanto, de uma espécie de refundação do nosso programa de ajustamento; não de uma renegociação mas de uma refundação do programa de ajustamento... E deve comprometer a todos aqueles que assinaram o memorando de entendimento (...)»

O vídeo desse momento:




(As notícias: «Passos Coelho lançou ideia de refundação do memorando; PS pede esclarecimentos» - SIC Notícias de ontem e «Jerónimo acusa Passos de “falta de coragem” para dizer que “é preciso rasgar a Constituição”» - Público de ontem; 2. A propósito - Refundar: tornar mais fundo, aprofundar, profundar, afundar; e também: tornar a criar, a estabelecer algo, ou fundar novamente.)

Friday, October 26, 2012

Descansa, Francisco!

Depois de uma secretaria de estado extremamente extenuante (cultura) Francisco José Viegas vai, merecidamente, descansar. Tempo agora para compilar as notas que foi reunindo enquanto exercia o cargo e, quem sabe?, dar à estampa um fulgurante livro daqui a uns tempos!


(1. A notícia: «Viegas: “Agora vou descansar”» - Público de hoje; 2. Francisco José Viegas em «Caloiros...», neste «blog».)

Lavagem de roupa interior...

Zig e Zag falam da mini-remodelação ministerial (cartoon):

















(As notícias: «Governo com três novos secretários de Estado» - Público de ontem e «Viegas: “Agora vou descansar”» - idem, hoje)

Wednesday, October 24, 2012

Colapso de um corpo no seu sono...

Colapso de um corpo no seu sono, num cenário dramático, sustentado por frágeis muletas que são a realidade. Os personagens dentro do sono parecem despertos mas a realidade é frágil. Como é evidente, se as muletas caírem a cabeça pode falhar...




















(1. Dá que pensar: «Casas que já foram da aristocracia dão agora tecto aos mais pobres» - Público de hoje; 2. O «XIX Governo Constitucional de Portugal» - Wikipedia; 3. Composição sobre o quadro de Salvador Dali, «Sleep» (1937), e o génio deste surrealista em «Fundació Gala - Salvador Dali».)

Tuesday, October 23, 2012

Um cão leite-creme-torrado...

atravessou fora da passadeira. Borrifou um poste, cumprimentou a saca de uma senhora, fez pirueta e meia para analisar um bêbedo e foi caminho abaixo snifando. Pelo patear apressado via-se que ia de destino guiado...

O seguro morreu de velho...

Aqui parece que não:


















(Nota: composição a partir de imagens existentes na Web)

Roubaram a ponte...

mas tiveram o cuidado de deixar a sombra. Quem disse que já não há gente boa?

















Legenda: os restos e a sombra da ponte Luís I, no Porto (Portugal).


(1. Uma história quase idêntica: «Traficante de ferro velho bósnio rouba uma ponte inteira» - Diário de Notícias de 2012/10/19; 2. A propósito: «Ponte Luís I», «in» oportonity to discover; 3. Composição a partir da imagem disponível na Web, com alteração dos pormenores ribeirinhos.)

Friday, October 19, 2012

Thursday, October 18, 2012

Lua de Terra e Theia - II

Despacho de sentença (acção de reconhecimento de paternidade): «Por falta de comparência, presume-se a paternidade. (...) foi declarado oficialmente pai da Lua e esta passará a ser reconhecida, futuramente, por “Lua de Terra e Theia” (...)»


«Post» anterior: «Lua de Terra e Theia - I»

Lua de Terra e Theia - I

Zig e Zag falam da paternidade da Lua (cartoon):

















«Post» seguinte: «Lua de Terra e Theia - II»


(1. A notícia: «A Terra é mãe da Lua, mas não se sabe bem quem é o pai»; 2. A propósito: «Lua» e «Theia» - Wikipedia)

Saturday, October 13, 2012

E depois Pedro Passos Coelho mordeu o fruto da árvore proibida...

e os portugueses foram condenados a sair do Paraíso…


(1. Uma história quase idêntica: «Adão e Eva» - Wikipedia; 2. Uma de muitas notícias de Pedro Passos Coelho: «Passos acusa PCP de instigar à violência» - Público de ontem)

O Prémio Nobel da Paz de 2013

Zig e Zag falam da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2013 (cartoon):

















(1. A notícia: «CGTP contesta atribuição do Nobel da Paz à UE» - Público de ontem; 2. A propósito: «Prémio Nobel» - Wikipedia)

Não era jesuíta...

mas era muito jesuítico!


(1. Jesuítico: próprio de jesuítas; astucioso, ardiloso; 2. A propósito: «Companhia de Jesus» - Wikipedia)

Pelo porte não era garnisé.

Era uma java!


(«Java Negra» - Wikipedia)

Andava um cheiro esquisito no ar, a enxofre…

Seria o diabo?


(A propósito: «Diabo» - Wikipedia)

Já-começa!

Ao fim da tarde, fosse por muito suar, fosse por outra razão qualquer que só o corpo sabe, começava a coceira. E como era sempre à mesma hora, ou mais ou menos à mesma hora, enquanto se esgadanhava ironizava: “Já-começa!


(1. Já-começa (brasileirismo): moléstia da pele, sarna, coceira; 2. Esgadanhar: arrepelar com as unhas; agadanhar, arranhar.)

Thursday, October 11, 2012

Não lhe bastava ser um peixe abissal...

Queria ser também de abismar!




















(1. Composição a partir de «Black Devil» - National Geographic, 2012/10/10; 2. A propósito: «Zona abissal» - Wikipedia e «Imagens de abissal» - Google.)

Wednesday, October 10, 2012

Dois bons amigos...

(a braços com o IMI, a bomba-relógio!)

























(1. A notícia: «PS diz que aumento do IMI é bomba relógio» - Público de ontem; 2. Nota: composição a partir de imagens disponíveis na Web))

Saturday, October 06, 2012

Mataram a República!

(Desta vez não foi o Rei)

Anúncio da necrologia:
























«Neste 5 de Outubro não foram os discursos oficiais, mas o incidente com a bandeira que motivou mais reações. Várias personalidades da esquerda não resistiram à comparação com um país que dizem estar de pernas para o ar.» - SIC Notícias. O vídeo:




«A cerimónia do último 5 de outubro feriado fica marcada por vários incidentes. No interior da sala onde estavam a decorrer os discursos, ouviram-se os protestos de uma mulher, que gritou por emprego. Mas a imagem do dia é a da bandeira da República Portuguesa hasteada ao contrário na varanda do município.» - idem. O vídeo:



«Mário Soares diz que não foi à cerimónia oficial do 5 de outubro porque o povo não esteve presente.No discurso desta noite no jantar de comemorações do PS, em Alenquer, o histórico socialista classificou a cerimónia desta manhã de estranha.» - idem. O vídeo:




(1. As notícias: «Feriado da República despede-se à porta fechada» - Público de ontem ; «Políticos esconderam-se "com medo do povo"» - Expresso de ontem; «5 de Outubro 2012. A comemoração que ficará na memória durante os próximos cinco anos» - Ionline de ontem; 2. A propósito: «Implantação da República Portuguesa» - Wikipedia e «D. Carlos, «O Diplomata»...» (onde se fala da Res publica) - neste «blog».)

Thursday, October 04, 2012

Monday, October 01, 2012

António Borges, o Supranumerário...

Zig e Zag falam do polémico António Borges que chamou de ignorantes os empresários que se opuseram às alterações na Taxa Social Única (cartoon):














E o vídeo com as sábias declarações:




(1. A notícia: «Críticas de Borges aos empresários são "uma opinião pessoal"» - Público de hoje e «António Borges “demonstra total ignorância do que é o tecido empresarial português"» - SIC Notícias de ontem; 2. Supranumerário (como adjectivo): que excede ou se junta ao número regularmente estabelecido; que ultrapassa o nível ou o limite normal; excepcional, extraordinário; (como substantivo masculino): o que está a mais; empregado que está num quadro ou lista, para entrar na vaga de outrem; e, ainda, membro da «Opus Dei» («homens ou mulheres casados, que seguem carreiras convencionais e para quem a santificação dos deveres profissionais e familiares é parte principal da sua vida cristã» - «in» Wikipedia); 3. Já agora, o notável «António Borges» - idem.)