Saturday, November 26, 2011

Zig no escritório...

de sua casa. Pachorrento, como convém a quem descansa. Mas há qualquer coisa que o preocupa. Ora vejam:

















(Zig e Zag são dois personagens criados pelos autor (aqui está o Zig). Os quadros, em cima, são pormenores do desenho intitulado «Quarto secreto», existente em Desenhoscorvomanias, pertencente também ao autor)

Às tardes de Sol de Outono...

bandos de moscas minúsculas entretêm-se a cirandar à beira dos muros.

Thursday, November 24, 2011

O velho lema dos Três Mosqueteiros

Zig e Zag falam das novas regras de funcionamento da Assembleia Regional da Madeira, "aprovadas" pela maioria do PSD (cartoon):

















(1. A notícia: «Um deputado do PSD pode votar por 25 na Madeira» - Público de ontem; 2. A propósito: «Os Três Mosqueteiros» - Wikipedia)

Dois patos-reais...

frente ao talho:
















(1. A propósito: «Pato» - Wikipedia; 2. Nota: composição, em cima, a partir de imagens disponíveis na Web)

Sunday, November 20, 2011

Friday, November 18, 2011

Um feriado que divide os portugueses!

Zig e Zag falam da abolição de alguns feriados, no caso o da implantação da República (5 de Outubro) - cartoon:














100 anos depois: «Viva os 100 anos da República das Bananas!» (Homens da Luta)




(1. A notícia: «Causa Real: 5 Outubro divide os portugueses e deve ser abolido» - diáriodigital de 2011/11/17; 2. Discurso do 5 de Outubro do nosso Presidente: «Cavaco Silva: "Acabaram as ilusões e não bastam sacrifícios"» - Público de 2011/10/05; 3. O vídeo: «"Homens da luta" nas celebrações do centenário da República. Praça do Município, Lisboa. 5 de Outubro de 2010» - You Tube)

Thursday, November 17, 2011

Wednesday, November 16, 2011

Portugal sob exame

Zig e Zag falam da avaliação da troika aos resultados da aplicação do programa de ajuda a Portugal (cartoon):

















(A notícia: «Segunda avaliação da 'troika' é apresentada às 17 horas» - Jornal de Notícias de hoje)

Monday, November 14, 2011

«Conversas da Treta»

Dois homens, sentados, falam de banalidades. De tudo e mais alguma coisa... Tal como se estivessem à mesa de um café. São eles o Toni e o Zezé (António Feio e José Pedro Gomes). «Conversas da Treta», lembram-se?  

Para saborear:








(1. «Filme da Treta» («Depois da série televisiva, dos espectáculos de teatro e do livro, a Conversa da Treta transforma-se em "Filme da Treta"» - Wikipedia; 2. Já agora: «José Pedro Gomes» e «António Feio» (falecido em 2010); 3. Treta: Destreza na luta ou na esgrima para atacar ou derrubar o adversário; Manha... Palavreado para enganar ou iludir; Coisas sem importância... Simples palavreado.)

Sunday, November 13, 2011

Depois de uma semana árdua de trabalho...

o merecido fim-de-semana.

Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República, anteontem (2011/11/11), na votação, na generalidade, do Orçamento de Estado para 2012: «Estamos numa sexta-feira em que os deputados regressam legitimamente aos seus círculos de eleição» - Se é que não se mudaram já para sítio mais airoso, não era mais simples dizer casa?... lar?... toca?


(Aqui fica, para os mais curiosos: «Assunção Esteves» - Wikipedia)

Um menino grande

No Canadá, um bisonte que foi alimentado a biberão é hoje uma estrela: passeia de carro e o seu passatempo predilecto é ver televisão... Um menino grande.


(«Bisonte» - Wikipedia)

Saturday, November 12, 2011

Processo Face Oculta: a sentença final

Antecipa-se aqui a sentença final do Processo «Face Oculta»:

«Empate técnico entre robalos e alheiras. Ficam todos em águas de bacalhau, a aguardar melhor prova.»


«Post» antecedente: «Processo Face Oculta: alheiras vs robalos»

P'rá choça!

Juiz: - Com que então, foram robalos e alheiras!?

Ainda o juiz: - Senhores guardas! Levem-me estes dois.

Armando Vara e Manuel Godinho (em uníssono): - Não! Não! Não foi bem assim...

Processo Face Oculta. A fixar:

«A REN não é "uma empresa de vão de escada"» - declarações de José Penedos no Processo Face Oculta.


(1. Caixa «CURTAS. PRÉMIO. Vaidade não disfarçada: A REN, que não é "uma empresa de vão de escada", foi, segundo José Penedos, considerada uma das melhores empresas da última década, "a par da Apple (da Apple? Aquela do Steve Jobs?) e da Nokia". "E o responsável está aqui", disse Penedos aos juízes... sem referir o seu nome (a humildade é uma coisa muito bonita e que fica sempre bem!).» - «in» «Armando Vara muda versão sobre conversas com sucateiro» (páginas interiores) ou «Vara retribui com alheiras os robalos de Godinho» (1.ª página), Jornal de Notícias de 2011/11/11 (edição em papel); 2. «Quem é quem no processo Face Oculta» - Jornal de Notícias de hoje)

Processo Face Oculta: alheiras vs robalos

Zig e Zag falam das alheiras e dos robalos no Processo Face Oculta (cartoon):


















(1. Caixa «CURTAS. PRENDA. Ofereceu alheiras: Armando Vara informou ontem que ofereceu uma "caixa de alheiras" a Godinho quando este se deslocou a Vinhais para almoçar. O empresário oferecera-lhe robalos e um pão-de-ló de Ovar.» - «in» «Armando Vara muda versão sobre conversas com sucateiro» (páginas interiores) ou «Vara retribui com alheiras os robalos de Godinho» (1.ª página), Jornal de Notícias de 2011/11/11 (edição em papel); 2. «Quem é quem no processo Face Oculta» - Jornal de Notícias de hoje)

Thursday, November 10, 2011

Combate de melgas

E o árbitro Peso-Mosquito
 














(1. «Mosquito» («As fêmeas são também conhecidas como melgas ou tropeteiros») - Wikipedia; 2. A propósito: «Categorias de peso do boxe» - idem; 3. Nota: composição a partir de imagens existentes na Web)

Wednesday, November 09, 2011

O processo «Face Oculta»: robalos, pão-de-ló e equipamentos de futebol...

Zig e Zag falam das declarações de Armando Vara no processo «Face Oculta», nomeadamente das prendas que este recebeu de Manuel Godinho (cartoon):

















(1. A notícia: «Vara admite ter recebido robalos e pão-de-ló de Godinho» - Público de hoje. Nota: também recebeu um equipamento de futebol do Esmoriz para o filho. E o que virá por aí!...; 2. «Processo Face Oculta» - Wikipedia; 3. «Face Oculta» neste «blog»)

Tuesday, November 08, 2011

Monday, November 07, 2011

Aquilo com que se compram os melões!

«O salarium era a importância concedida aos soldados para comprarem a sua ração de sal.»

Qualquer dia nem para a ração dá!



(Citado da Grande Biblioteca Multilingue, Gramática da Língua Portuguesa; vol. 8, p. 135 (Ferreira, A. Gomes e Figueiredo, J. Nunes; ed. de 2002 para a Empresa do Jornal de Notícias, S.A.))

Saturday, November 05, 2011

Friday, November 04, 2011

O boneco e o fóssil

Scrat (o esquilo de dentes de sabre) na série a "Idade do Gelo" e o Cronopio dentiacutus (representação a partir do fóssil, bicharoco que viveu no tempo dos dinossauros):











Em comum, o facto de ambos serem focinhudos e dentudos...


(1. A notícia: «Fóssil de mamífero encontrado parece-se com esquilo da “Idade do gelo”» - Público de 2011/11/03, e «Filme de Scrat antecipa "Idade do Gelo 4"» - Cinema Sapo de 2011/01/07; 2. Já agora: «Era do gelo» - Wikipedia e «Escala de tempo geológico» - idem; 3. Nota: imagens retiradas dos «sites» referidos em 1. e 2.)

Thursday, November 03, 2011

Acácio de Carvalho: «Sácoras»

«“Sácoras”, da autoria do mestre Acácio de Carvalho, foi realizada sobre um tronco de uma tília, abatida por doença em 2007. A árvore, que pertencia aos Jardins do Palácio de Cristal, vai lá permanecer, na emblemática Avenida das Tílias.», «in» Porto Vivo, pp. 93 (notícia da época).

«Sácoras», perfis:











«Sácoras», pormenores:











Projecto:












(A propósito: «Acácio de Carvalho» («in» mjl artes, Galeria Artes Solar Sto. António) e «Homem T - Acácio de Carvalho» - YouTube)

Wednesday, November 02, 2011

Um feriado cheio de coisas pesadas!

Zig e Zag falam da noite de Halloween e do feriado de ontem (véspera do Dia de Finados) - cartoon:










Legenda: «Halloween em Trás-os-Montes - Tradição norte-americana foi celebrada em Vilar de Perdizes» - SIC Notícias de 2011/11/01


(«Dia dos Fiéis Defuntos» - Wikipedia e «A Morte e as Representações do Além na Idade Média: "Inferno e Paraíso" na obra "Doutrina para crianças" (c. 1275) de Ramon Llull» «in» ricardocosta; 2. Fique a saber que a «Surucucu» é «a maior cobra peçonhenta da América do Sul» - idem)