Wednesday, September 22, 2010

De TGV ou de barco?

À mesa de um café:

o da bica (lendo o jornal): - Afinal Cavaco Silva sempre leu a Jangada de Pedra... Segundo ele o futuro de Portugal está por barco e não por TGV...

o das águas: E ele disse a quantos nós?!


(1. «Mais portos, menos TGV e aeroporto, pede Cavaco Silva» ("Espanta muitos, dada a importância estratégica dos nossos portos, que possamos discutir meses e anos a fio o TGV ou o novo aeroporto de Lisboa sem que paremos um pouco para pensar nos portos do futuro", afirmou o Presidente da República na intervenção de abertura do Congresso dos Portos e dos Transportes Marítimos, que decorreu ontem no Centro de Congressos de Lisboa.) - Público de hoje (página Economia); 2. A propósito: «A Jangada de Pedra», de Saramago - Wikipedia; 3. Uma nova versão deste «post».)

Wednesday, September 08, 2010

No tempo em que a escala era de 0 a 20

O pai comentando com a mãe a nota do filho:

«Sabes que o pinto calçudo tirou 0,7 a matemática!? Nem sei que te diga... Eu sempre te disse que nariz pequeno é sinal de burrice e o do rapaz não há meio de crescer. A continuar assim vais ver que ele vai ser o desgosto da família, a ovelha ronhosa... Esticá-lo resultará?»

Saturday, September 04, 2010

Já em 1988 se estranhava, mas hoje ainda mais!...

Ora vejam este panfleto do PSD (na altura PPD), de 1974/1975, sobre a «construção da verdadeira democracia»:






































Ai Algés, Algés!

Uma profissão que já não existe

Ora vejam:


















Felizmente!


(1. Vem a propósito: «Máquina de escrever» - Wikipedia; 2. Para quem não saiba: manutenção de máquinas de escrever (mecânicas) de escritório; 3. «Matrix»: posição da máquina que permitia às varetas (dispostas em semi-círculo) perfurar um «stencil» que posteriormente era colocado num duplicador para a impressão das cópias; 4. «Black Type» e «Red Type»: posições da fita para a impressão, respectivamente, em preto e vermelho; 5. O «stencil» de escritório era constituído pela folha de papel matriz (a folha que era perfurada), uma folha de papel químico e a folha da  prova; para as correcções era usado um líquido especial; 6. Um dos acessórios constituintes do equipamento era a «escovinha» para limpeza dos caracteres, porém raramente usada pelos cartorários)