Thursday, June 26, 2008

Portugal é um País de caçadores (e de pescadores)

Principalmente de caçadores. Ora vejam o Diário da República (portarias a esmo dos Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas):

1. «Transfere para a XL - Sociedade Agrícola dos Animais de Grande Porte, Lda., a zona de caça turística da Herdade do Cavalo Branco, situada na freguesia de Troca-o-Pé, município de Carqueja-e-Arqueja»

2. «Renova, por um período de 12 anos, a concessão da zona de caça turística da Herdade do Vinho Três Marias, abrangendo vários prédios rústicos sitos na freguesia e município de Alto-Lá-que-Aí-Vem-Gente»

3. «Renova, por um período de 12 anos, a concessão da zona de caça turística do Couto dos Trapaceiros, abrangendo vários prédios rústicos sitos na freguesia de Desanda-Daqui-se-Tresandas, município de Castelo do Bode Bravo»

4. «Renova, por um período de seis anos, a concessão da zona de caça turística da Herdade da Casa do Pirilampo, abrangendo vários prédios rústicos sitos na freguesia de Xancas (1), município de Levanta o Alter do Chão»

5. «Desanexa da zona de caça turística do Cabrito do Monte vários prédios rústicos sitos na freguesia de Gato Bravo, município de Onde-Mora, e na freguesia do Pivete, município de Carpetes Persas»

6. «Concessiona, pelo período de 12 anos, à Quinta dos Veados Mutantes - Actividades para Inglês Ver Sociedade Pluridisciplinar, Lda., a zona de caça turística das Herdades da Trotinete e outras, englobando vários prédios rústicos sitos na freguesia de À-Luz-da-Vela, município de Onde-Cair-me-Deito, e na freguesia do Carpinteiro, município de Deixa-te-Estar-a-Ver-o-Mar-que-Está-uma-Beleza»

...
...
...

(Diariamente, devem ser dos Ministérios que mais trabalham, quer dizer, que mais legislação produzem!)

E também de gente que adora praia, de se pôr ao sol a ver a vida a passar:

Portaria não interessa o número (daqueles Ministérios todos):

«Considera praias marítimas as designadas como zonas balneares costeiras e praias fluviais e lacustres as designadas como zonas interioresEntão, e os pântanos? É só para as libélulas e os mosquitos?


(Uma curiosidade (1): «Xanca tripla» «in» Portal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)

«Guia de boas práticas sobre requerimentos e perguntas dos Deputados». Uma questão de exemplos.

(Resolução da Assembleia da República n.º 18/2008, Diário da República n.º 94, I Série, de 2008-05-15)

Entre várias coisas fica-se a saber a quem podem ser dirigidas as perguntas e como fazer a indicação clara do destinatário. E já que se fornece um exemplo para o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social («Assim, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicita -se ao Governo que, por intermédio do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, seja respondida a seguinte pergunta: O que fez ou estará a fazer a Inspecção de Trabalho perante os despedimentos de cerca de meia centena de trabalhadores da Maconde ocorridos na passada quinta -feira?») e para a Ministra da Educação apenas se coloca a fórmula inicial, o exemplo possível poderia ter sido este e até ficaria bem (lembraria sentido crítico e dava a impressão de bom humor):

«Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer, através de V. Ex.ª, à Ministra da Educação, resposta à seguinte pergunta»:

O que fez ou estará a fazer o Ministério da Educação quanto às provas de matemática do 12.º ano que se vão realizar no próximo dia 23 de Junho de 2008?»


(1. O Guia (Diário da República); 2. A propósito: «Exames nacionais: APM considera provas de matemática abrangentes e justas» «in» Público de 2008/06/23)

Wednesday, June 25, 2008

Em dia de calor – como agora –…

… nada melhor que uma andorinha-de-leque!




(A propósito: «Andorinha» - Wikipedia)

Alta RAM

Matrícula: 78-50-1 GB de RAM:




(1. Um outro carro: «Baixo QI» (2007/08/28), neste «blog»; 2. A propósito: «Memória RAM» - Wikipedia)

Anúncio novo…

… em porta velha às vezes dá raia!

Ora vejam:

O PSD e os gomos da laranja!

«PSD: Primeira reunião da comissão política nacional social-democrata» - «Manuela (Ferreira Leite) arruma a casa laranja», titula o Correio da Manhã de ontem. – Trata-se de todos afinarem pelo mesmo diapasão, ou seja, de pôr os "gomos" da laranja no sítio. A ver vamos se esta laranja é sumarenta!...


Legenda: PSD da Manuela Ferreira Leite


(1. A notícia; 2. A propósito: «Partido Social Democrata (Portugal)» - Wikipedia)

Monday, June 23, 2008

Vai perder a mania de ser gato bravo, o brincalhão!

«Meia centena de pessoas à procura de leão», titula o Jornal de Notícias de hoje (o alerta deu-se na zona de Leandro, freguesia de S. Pedro Fins, concelho da Maia). – Quer dizer, não bastou a eliminação de Portugal nos quartos de final do Euro 2008 e já andam a inventar histórias da carochinha para português se entreter?

Pois nem é leão, nem rottweiler, e muito menos gato bravo ou facochero. Urso, nem pensar!

É, sim, o senhor Malmequer (morador na Rua do Leandro) que um dia destes vai levar um balázio no toutiço por andar a destruir campos, arranhar árvores e pôr a zona toda em alvoroço.

Vai perder a mania de ser gato bravo, o brincalhão!


Legenda: o nosso gato bravo, melhor dito, o senhor Malmequer…


(1. A notícia; 2. Onde fica «São Pedro Fins»? – Wikipedia; 3. A propósito de histórias da carochinha: «A Carochinha» «in» A Equipa da Educação Pré-Escolar Itinerante - S. Brás de Alportel (1998/1999))

Robin de Esquerda às Vezes (de alcunha «Nem Sempre»)...

... é um herói mítico portugalês, tendo-se notabilizado, enquanto primeiro-ministro, por roubar aos ricos para dar aos pobres, muitas vezes a empurrão do presidente que lhe dava uns valentíssimos puxões de orelhas.

Era hábil no sorriso, embora às vezes se encrespasse e perdesse o habitual fair play.

Vivia num canteiro que dava pelo nome de Portugália onde era co-adjuvado por uma plêiade de ministros, entre outros colaboradores. Terá vivido no século XXI, gostava de jogging e prezava o socialismo humanista. Daí a sua semelhança com outra figura mítica (Robin Hood).


Legenda: estátua do nosso herói em Vímara Peres.

Ficou, pois, imortalizado como "o ministro dos pobres". E tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin de Esquerda às Vezes (de alcunha «Nem Sempre»)" é, para muitos, um dos maiores heróis de Portugália, não esquecendo o primeiro de todos, um tal D. Afonso Henriques que foi o fundador do reino à custa de uma grandessíssima tareia que deu na sua própria mãe…

Conseguiu unificar a esquerda com a célebre frase «Prego a fundo com a taxa Robin dos Bosques sobre os lucros das empresas petrolíferas! Já!».


(1. Uma notícia quase idêntica: «Robin de Esquerda», Correio da Manhã de 2008/06/23; 2. Texto adaptado do existente na Wikipedia sobre «Robin Hood»; 3. Composição em cima: a partir da existente no mesmo artigo da Wikipedia)

Friday, June 20, 2008

Miguel Ângelo, «O Juízo Final» e o «Corvomanias»

Na local de ontem do Diário de Notícias, sob o título «Os Enigmas do ‘Código Miguel Ângelo’», ficamos a saber que a obra deste autor «é o espelho da sua personalidade, através de mensagens subliminares».

É o caso da representação anatómica de um cérebro humano n'A Criação de Adão e a representação simbólica de um corvo - leia-se o Corvomanias - n'O Juízo Final, significando assim o universo da blogoesfera! (Puxa! Dizer isto até custa!)



O Corvomanias agradece.


(1. A notícia e, já agora, uma pergunta: a imagem existente no texto é a adequada?; 2. A propósito: «Michelangelo Buonarroti» e «Imagem:God2-Sistine Chapel.png» (A Criação de Adão) e, ainda, «Imagem:Rome Sistine Chapel 01.jpg» (O Juízo Final) - Wikipedia)

Wednesday, June 18, 2008

Quase sempre começava assim:

«Uma das histórias mais engraçadas da minha vida foi em Copenhaga, junto a um sex-shop…»… só que já ninguém o levava a sério!


Legenda: «Era uma vez...»


(1. A propósito: «Copenhaga» (capital da Dinamarca) e «A Pequena Sereia», nome de uma estátua existente em Copenhaga e personagem de um dos contos de «Hans Christian Andersen» - Wikipedia; 2. Imagem em cima: composição a partir de outras existentes na Web)

Depilações estão perfeitamente controladas pela ASAE (AZAR)

Na local de hoje do Diário de Notícias, sob o título «Depilações a laser sem regulamentação e controlo», é dito que a «a ASAE (AZAR) só actua depois de uma queixa» e - sabe-se agora (a notícia não diz) - quando se tratar de cachofero, porco doméstico, frango para churrasco ou galinha do campo. Nestes casos, queimar só faz bem mas há limites. É preciso que não saiam pretos como um tição!...


Legenda: depilação a «laser» de cachofero seguida de uma espetada no churrasco


(A notícia)

Thursday, June 05, 2008

Ginástica para bebés

«Cruza... cruza... cruza... estica.»
(os braços)

«E-vamos-cruzar-outra-vez»

«E dobra... e dobra... e dobra... e estica.»
(as pernas)

Bebé:
«Foda-se!»

Wednesday, June 04, 2008

Maldito apito final! Agora é Porto vs UEFA.

Desta vez o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa (honra lhe seja feita!) vai precisar mesmo de muita imaginação (luz) para se ver livre deste malévolo apito final.



Luís Filipe Vieira (presidente do Benfica para quem não saiba) até parece que tem outra cara! Taxa arreganhada, bigode a modos de levantado!


(«SAD do FC Porto vai recorrer da decisão da UEFA», Diário Digital de 2008/06/04, e uma notícia que não vem nada a propósito: «Pirilampo ilumina lesões genéticas», Diário de Notícias, idem)

Notícias de Manuela Ferreira Leite, recém-eleita presidente do PSD


Legenda: esta imagem não tem nada a ver com Manuela Ferreira Leite, apenas com um PSD que de tão plural que é se tornou colorido como um peixe (digamos: uma espécie de Synchiropus splendidus)

Versão 2 do Allianz Arena, a norte de Munique, na Alemanha




(O original em «Imagem:Allianz arena daylight Richard Bartz.jpg» - Wikipedia, 2008/06/01)