Sunday, May 25, 2008

Está desvendado o segredo do treinador do Benfica!

Trata-se de Quiosque das Flores.

Teve o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, o privilégio de receber a notícia em primeira mão de Luís Filipe Vieira (para quem não saiba o presidente da Benfica é um dos mais aplicados alunos intervenientes no «processo do apito dourado» que redundou por agora no «apito final». Também para quem não saiba o «apito final» significa que a justiça civil - neste caso desportiva - é mais célere que a justiça dos tribunais).

Diz quem sabe que no Quiosque das Flores vende-se jornais, tabaco, chupa-chupas e também flores, além de mais bijuteria.


(1. A notícia é: «Quique Flores é o novo treinador do Benfica» - Correio da Manhã de 2008/05/24; 2. A propósito: «Apito Dourado» - Wikipedia; 3. E já agora: «Futebol: Apito Final - FC Porto perde seis pontos, Pinto da Costa suspenso por dois anos, Boavista despromovido» «in» Sapo Notícias, através da Agência Lusa, 2008/05/09)

Friday, May 23, 2008

Cobras, lagartos e Arqueopterix em Ponte da Barca e Vila Verde...

... vivinhos da Silva!

«"Cobras e lagartos" saem das torneiras de água», titula o Diário de Notícias de hoje. Adianta o jornal que isso acontece «num lugar que pertence aos concelhos de Ponte da Barca e Vila Verde»- É bom sinal. É sinal que a natureza está viva. Outro dia - dizem -, em virtude de um certo senhor que trabalha para o National Geographic (anda a trazer animais do passado para o presente), apareceu na bacia das batatas de uma cozinha de Ponte da Barca (às tantas Vila Verde) um exemplar de Arqueopterix. É obra. Tinha penugem, mesmo a jeito de arroz de pato, de comer e morrer por mais com um bom vinho a estalar!

E por isso já não há necessidade de reinventar o ADN destes animais. Tudo se resolveu num sítio recôndito de Portugal.

Espera-se que caia nessa bacia - ou noutra vizinha - um melro (de preferência de bico amarelo) que, como toda a gente sabe, é primo afastado do Tyrannosaurus rex. O tirano!


(1. A notícia; 2. A propósito: «Dinossauros», «Arqueopterix» e «Tiranossauro» - Wikipedia)

Wednesday, May 21, 2008

O dono do café não conseguia regular o DVD.

A patroa chegou e disse:
- Cheguei! Sabes uma coisa?, já não me apetecia sair de lá!
(e segundos depois)
- Está a ficar frescote.
Um cliente disse:
- Até amanhã ou até logo. Pago amanhã de manhã.
O patrão disse:
- Passo por lá amanhã de manhã.


(Histórias encadeadas V (e fim); antecedente: Histórias encadeadas IV - «O da camisola cor de rosa e o da camisola azul...», neste «blog»)

O da camisola cor de rosa e o da camisola azul...

... saíram juntos.


(Histórias encadeadas IV; antecedente: Histórias encadeadas III - «Logo a seguir entrou o homem azul...», neste «blog»; seguinte: Histórias encadeadas V - «O dono do café não conseguia regular o DVD.», idem)

Logo a seguir entrou o homem azul...

(era amigo do homem cor de rosa e também anafado, mas sem óculos)
- Arranja-me uma coisinha dessas. - disse com firmeza.
- Uma lambreta?
(passou algum tempo)
Da mesa ao lado:
- Está tudo pago!?


(Histórias encadeadas III; Antecedente: Histórias encadeadas II - «Entrou o homem cor de rosa...», neste «blog»; seguinte: Histórias encadeadas IV - «O da camisola cor de rosa e o da camisola azul...», idem)

Entrou o homem cor de rosa...

... anafado, óculos de sol na parte de cima do cabelo.
- O que vai ser?


(Histórias encadeadas II; antecedente: Histórias encadeadas I - «O Homem-corvo»?, neste «blog»; seguinte: Histórias encadeadas III - «Logo a seguir entrou o homem azul...», idem)

O homem-corvo?

Ele há cada ideia!
Ainda se fosse o homem-voador - O Fusion Man -, o que resolve problemas de trânsito...


(Histórias encadeadas - I; seguinte: Histórias encadeadas II - «Entrou o homem cor de rosa...», neste «blog»; antecedentes: «Homem-voador (a 300 km/h):», idem)

Amanhã é Dia de Corpo de Deus. Feriado.

Então o «Corpo de Deus» também anda cá na Terra?


(A propósito: «Corpus Christi» - Wikipedia)

Diz-se toxicodependente ou...

... TÓXICÓS DEPENDENTE?

Todo penteadinho, cabelo abrilhantado, barba feita e...

... bem escanhoada, era a primeira vez em 47 anos de vida que ia responder a um tribunal e repetia, à chacota:
- Se amanhã não aparecer é porque fui preso!

Monday, May 19, 2008

Homem-voador (a 300 km/h):

uma solução para os problemas do trânsito?
(Aves, acautelem-se!)


(1. «Chegou o homem-voador» - Rádio Renascença de 2008/05/15; 2. O vídeo relacionado: «Imagens do voo de Yves Rossy», idem, e o «site» do FUSIONMAN)

Thursday, May 15, 2008

Sócrates, «O Pensador», ou Sócrates, «O Fumador»?

«"Peço desculpa aos portugueses"», titula o Jornal de Notícias de hoje. Vem isto a propósito da «justificação ontem apresentada pelo primeiro-ministro para o facto de ter fumado no avião fretado para levar a sua comitiva até à Venezuela.» É que, cita o jornal, «"a ignorância ou má interpretação da lei não justifica a falta do seu cumprimento, nem isenta as pessoas das sanções nela estabelecidas".»

Do Gabinete do Primeiro-Ministro chegou o seguinte comunicado:

«1. O Primeiro-Ministro de Portugal confessa que desconhecia a lei anti-tabacada.

2. Reconhece também que deve ser o primeiro a dar o exemplo, isto para bater a bota com a perdigota, e que se tratou de uma «leviandade revolucionária» proporcionada pela eminência do encontro com Hugo Chávez.

3. Se o Bill Clinton tinha um gato preto e branco – o Socks – o Primeiro-Ministro tem por vício e companhia o tabaquito – marca Pirex -, o que é humano e perfeitamente compreensível.



4. Pelo sucedido pede desculpa a todos e, se preciso for, a substituição da multa por prestação de serviço gratuito à comunidade, como a recolha de todas as baronas que andam aí pelo chão, em dia de fim-de-semana a designar (de preferência um domingo de manhã, depois da malta toda ter saído das discotecas, que é p’rá coisa ser no duro).

5. Por último, o Primeiro-Ministro lembra que se fosse um charrito ou coisa p’rás veias era bem pior!»

«Despacho: à Comunicação Social, com cópia ao Ministro do Ambiente e aos Serviços da Protecção Civil (alerta laranja, tendo em conta de que está em causa material em estado eventualmente incandescente).»


(A notícia)

Tuesday, May 13, 2008

Um Corvo na «Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO)»…

… a caminho da Lua!

É o primeiro caso de um corvo a ter um «blog» e, agora, o primeiro que vai orbitar a Lua por vários anos. O lançamento da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) está previsto para finais de 2008 e o Corvomanias já está de «malas aviadas», quer dizer, só em nome, e basta.


Legenda: certificado de participação na missão.

É caso para dizer que será um Corvo cá, um Corvo lá!

Tome nota: qualquer um pode participar (o prazo termina a 27 de Junho) e os inscritos farão parte de sucessivas fornadas de exploradores lunares.

Escusado será dizer que, atendendo à esperança média de vida de um corvo - no caso o Corvomanias - e ao número do certificado, não é de acalentar a esperança de que isso ainda lhe venha a acontecer em vida, se entretanto não morrer afogado, o que é, aliás, uma contingência própria de um corvo marinho!...

Aqui fica o link: «Send your name to the Moon!»


(1. «Mande seu nome para a Lua», «in» Inovação Tecnológica (Secção Espaço) de 2008/05/07; 2. «Lunar Reconnaissance Orbiter» - NASA – LRO)

Saturday, May 10, 2008

O Procurado (Wanted)

«Recompensa por Vale», titula o Correio da Manhã de hoje. - Entrega-se ao Azevedo, mediante apresentação de bilhete de identidade ou outro documento comprovativo da identidade.


(1. A notícia; 2. Afinal quem é «Vale e Azevedo»? - Wikipedia)

Está cada vez mais bonita!

É «O regresso mais que esperado de 'Manela'», titula o Diário de Notícias de hoje. - Lá voltamos nós a ter entrevistas constantemente interrompidas a jeito de um chamado jornalismo agressivo e de grande profundidade intelectual. A juntar a isto temos uma pérola nacional a rasgar elogios à «famosa» jornalista que um dia até foi deputada! E o elogio, registe-se para o futuro, foi: «Está cada vez mais bonita!». Quem o disse? Major Valentim Loureiro. Galã? Foi bonito de ouvir. Diz quem sabe destas coisas a pacotes que o marido - que é o director da estação de televisão e o local onde trabalha sua excelentíssima esposa assalariada (a TVI) - ficou todo babado.

Uma vez ia o Capuchinho Vermelho descansado pela floresta fora em direcção à casa da Avó de lancheira na mão. O lobo saiu ao caminho e esperto como é comeu a Avó antes da chegada do Capuchinho Vermelho.

Chegado a casa da avozinha perguntou-lhe: «Avozinha! Que peluda, que orelhas tão grandes..., e olhos, e que boca tão grande!» Já sabem a resposta porque esta história já tem barbas.

Mas a que propósito vem isto da Manuela Moura Guedes?


(1. A notícia; 2. Viva! «Manuela Moura Guedes» está na Wikipedia; 3. A propósito: «Capuchinho Vermelho», idem, e Manuela Moura Guedes nos melhores e piores momentos (imagem disponível no google).)

Saturday, May 03, 2008

Um país plural num só partido...

«"Não aceito linguagem divisionista", diz Ferreira Leite», titula o Diário de Notícias de hoje. - Por acaso até é o que há mais: barões, notáveis, bases, inter-classistas, divisionistas, juristas, professores de Direito, ex-juízes, concorrentes, uma ex-ministra das Finanças, um tipo que faz análises políticas na televisão - um fazedor de opiniões (que até já foi alvo da ridicularização dos Gato Fedorento. Lembram-se da célebre questão da IVG, do sim, não, talvez, assim-assim, não sei, pinga no molhado?) - e, a juntar isto, os candidatos. É caso para dizer que é um país plural num só partido! A crer na vontade e empenho desta gente toda, será o PSD o governo do próximo futuro.


(A notícia)

Um final feliz!

«Homem ferido ao cair de camião do lixo», titula o Jornal de Notícias de hoje. - O lixo foi posto no lugar e o camião seguiu para o aterro. Um final feliz!


(A notícia)

O que o pássaro começou o homem acaba!

No topo da macieira uma única maçã picada pelos pássaros.

Umbelino disse: - Tenho que comer aquela maçã!

(Umbelino é moçambiquano. África, portanto, e tem 44 anos de idade. No seu tempo era proibido andar descalço e, por causa disso, tinha uns sapatos feitos de borracha engendrados a partir de um pneu de carro perdido e quando conta isto ri a bandeiras despregadas.)

(Não sabemos se esta história se passa lá ou se passa cá.)

(A única coisa que sabemos de Umbelino é que tirou o curso de regente agrónomo (lá, e o curso deve ter tido esse nome ou espécie disso) e que antes de estar no Porto viveu em Tomar, no campo, vivendo da agricultura, que é uma coisa que lhe recorda especial saudade.)

- Deixa lá. - disse o amigo de Umbelino. - Está toda picada e o que o pássaro começa o pássaro acaba!

- Não! - retorquiu Umbelino. - O que o pássaro come é bom para o homem. (lá foi árvore acima a rir a bandeiras despregadas, que é o seu espírito.)

(Assim se foi uma maçã - que se presume não era sua - e o facto é que não consta que os pássaros se queixassem.)


(Primeira história de Umbelino)

Friday, May 02, 2008