Tuesday, September 25, 2007

Lengalenga moderna para o menino comer a sopinha toda

Aqui fica a intrusão acidental da local «Laços familiares no Governo russo» (Jornal de Notícias de hoje) no Livro do Génesis, em jeito de lengalenga (moderna, actual) para o menino comer a sopinha toda:

(1.ª colher)

«Este é o livro das gerações de Adão. A nova composição do Governo russo mantém os laços familiares. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.»

- Ah! Ah! Ah!

- Vá meu menino, só mais uma colher!

(3.ª colher)

«Adão viveu cento e trinta anos, Os ministros de Victor Zubkov foram apresentados, ontem, por Vladimir Putin, que não aceitou o pedido de demissão do ministro da Defesa, Serguei Serdiukov, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.»

- Ah! Ah! Ah!

- Aí vai aviãozinho!


Legenda: as sopas dos meninos de hoje já não vão com histórias de metralhas! Têm que ter mais condimento...

(4.ª colher)

«E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas que considerou não ser correcto continuar num Governo dirigido pelo seu sogro, Victor Zubkov.»

- Ah! Ah! Ah!

- Que lindo menino!

(6.ª colher)

«Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. Os laços familiares também não impediram a nomeação de Tatiana Golikova para o cargo de ministra da Saúde.»

- Ah! Ah! Ah!

- Que riqueza! É só mais esta!

(7.ª colher)

Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas. Golikova é casada com o ministro da Indústria e Energia.»

- Ah! Ah! Ah!

(Algumas colheres depois)

- Que lindo menino, comeu a sopinha toda!


(1. A notícia; 2. A propósito: «Bíblia» (Génesis - 5), Tradução de João Ferreira de Almeida, L.C.C. - Publicações Eletrônicas, http://www.culturabrasil.pro.br/ e «Matusalém - Ambiguidade a respeito da datação de Génesis» - Wikipedia; 3. Uma versão antiga: «Lengalenga para o Joãozinho comer a sopinha toda» - neste «blog»)

No comments: